quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Protagonistas fazem planejamento para 2º semestre
O projeto Aprender a Transformar reiniciou os encontros do segundo semestre com os alunos protagonistas do projeto, da Escola Estadual João Pinheiro. Todas as quartas-feiras eles se reunirão com a coordenadora Lilia Coelho para formatarem ideias a serem realizadas até o fim do ano.
Neste primeiro momento, o grupo criou o regimento interno para regulamentar as atividades do projeto. De acordo com Lilia, a equipe é formada pelos vereadores mirins e candidatos que não foram eleitos e vão compor as comissões de apoio. As comissões seguirão as seguintes vertentes: arte educação, edição de livro, comunicação, visitas técnicas e pedagógicas, cerimonial e eventos.
As próximas ações são: oficializar o regimento interno e continuar as atividades programadas. Entre elas a primeira oficina de Produção Cultural, Arte e Educação, com Gabriela Costa. Logo depois, a discussão com o professor Marcus Vinícius Furtado da Silva Oliveira, sobre ética e cidadania, o tema de sua palestra é: Caminhos e Descaminhos da Cidadania no Brasil. Ele fará uma retomada histórica para que os alunos entendam o conceito de cidadania, até chegar nos tempos atuais. Lilia ressalta que 28 alunos vão reaplicar a oficina em suas turmas, totalizando cerca de 10 salas que abrangem do 6º ao 9º ano.
Na próxima quarta (28) também haverá, à noite, encontro com professores, com discussões sobre a LDO, PPA e LOA, mediada pelo Diretor do Departamento de Controle de Processos da Prefeitura Municipal de Uberaba, Cláudio Henrique Ferreira, dando continuidade à formação do professor multiplicador.
Vereadores Mirins – é uma ação desenvolvida dentro da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, dentro projeto Aprender a Transformar, realizado anulamente pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) em parceria com a Receita Federal do Brasil e a Secretaria de Estado da Fazenda de MG. A eleição dos Vereadores Mirins aconteceu no dia 11 de julho e foi acompanhado de perto pela coordenadora Lilia Coelho e o bacharel em administração, parceiro do projeto, Alan Damas, além de alunos, professores e diretores da escola. Cerca de 250 alunos subdivididos em 13 salas votaram em vereadores e suplentes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. De 48 candidatos, foram 21 finalistas e, destes, eleitos quatro vereadores e quatro suplentes, dois em cada ano. O aluno Antônio Amorim, do 6º ano, computou 192 votos no total, seguido da aluna do 8º ano, Maria Eduarda Rossi, com 142 votos. (Vale lembrar que cada aluno votou em quatro nomes, um para cada série). No dia da eleição, os candidatos fizeram um discurso em comício e logo depois aconteceu o momento da votação e apuração de votos, o qual os candidatos acompanharam com muita ansiedade.
0 comentários:
Postar um comentário