sexta-feira, 12 de julho de 2013

Vereadores Mirins são eleitos em escola de Uberaba

 
Alunos, professores e colaboradores da Escola Estadual Presidente João Pinheiro se mobilizaram para eleger Vereadores Mirins, uma das atividades do projeto Aprender a Transformar. O evento foi acompanhado de perto pela coordenadora Lilia Coelho e o bacharel em administração, parceiro do projeto, Alan Damas.
 

Cerca de 250 alunos subdivididos em 13 salas votaram em vereadores e suplentes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. De 48 candidatos, foram 21 finalistas e, destes, eleitos quatro vereadores e quatro suplentes, dois em cada ano. O aluno Antônio Amorim, do 6º ano, computou 192 votos no total, seguido da aluna do 8º ano, Maria Eduarda Rossi, com 142 votos. (Vale lembrar que cada aluno votou em quatro nomes, um para cada série).
No dia da eleição, os candidatos fizeram um discurso em comício e logo depois aconteceu o momento da votação e apuração de votos, o qual os candidatos acompanharam com muita ansiedade. A eleita Marcela Dantas, conta que é uma experiência nova, que não imaginava ser eleita e agora quer ouvir as sugestões para a melhoria da escola. “Sei que vou aprender muito”, conclui. Maria Eduarda, quer promover ações em prol da escola e afirma que vai participar com muita seriedade.
Para Lilia Coelho, a eleição propiciou aos alunos o exercício da cidadania ativa e participativa, pois, a construção de todo o processo eleitoral foi realizada junto com os principais atores, os adolescentes envolvidos no projeto. Durante dois meses os professores e os alunos se preparam para esse grande dia. “É interessante observar o senso de responsabilidade coletiva sendo despertado nos adolescentes, pudemos acompanhar de perto o nervosismo, as dúvidas, a ansiedade e o desejo de participar e poder fazer algo para a sua escola. O aprendizado é constante e bons frutos serão colhidos até o final do ano. Aprender a Transformar é isso, oportunizar a vivência de diferentes processos e aprender fazendo”, finaliza.
As professoras Rosana Aparecida Rodrigues, Lucila Facury e Selma Kappel, extremamente envolvidas no projeto e no processo eleitoral, consideram a experiência uma semente para o desenvolvimento de liderança dos alunos. Selma concorda que a eleição foi satisfatória, tranquila e participativa. “Agora o compromisso dos alunos eleitos aumenta, pois eles passam a serem protagonistas, que podem e devem ser elementos transformadores”, finaliza.
A diretora Beatriz Evangelista relata que a eleição dos vereadores mexeu com os ânimos dos alunos, o envolvimento e engajamento dos candidatos deixou a escola literalmente com o clima de eleição, celebrando a democracia no âmbito escolar.
 




 

1 comentários:

Unknown disse...

Que chique... Parabéns à E. João Pinheiro, aos professores, e principalmente a minha amada, companheira, prestativa e de extrema responsabilidade Mãe: professora Rosana Aparecida Rodrigues de Oliveira. Amo você...

Postar um comentário