A abertura das atividades foi feita pela diretora da escola, profa. Beatriz Evangelista Franco Borges dando boas vindas e agradecendo a presença de todos. Logo após a técnica fazendária Renata Inácio Dias explicou rapidamente sobre o Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF e apresentou alguns materiais para pesquisa e distribuição entre os alunos envolvidos no projeto.
Em seguida teve início a palestra comandada pela Prof. Roberta Toledo, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), professora no curso de Direito da Uniube e coordenadora de especializações na área do Direito. A professora é parceira do Instituto Agronelli e contribuiu com o seu olhar e experiência no Projeto Aprender a Transformar desde a sua 1ª edição, em 2010. De acordo com a coordenadora do projeto, Lilia Coelho, a explanação de Roberta foi extremamente didática, onde foi possível construir elos com a história da humanidade e suas respectivas formas de governar, de acordo com o momento histórico em que estão inseridas. “A palavra democracia pôde ser analisada em sua essência, ao se evidenciar que para uma decisão ser democrática as pessoas envolvidas devem participar não apenas da regra que foi estipulada e sim de sua construção. Pois, quando decisões são tomadas de forma diferente a este princípio, não se efetiva a democracia de fato”, conta Lilia. A professora evidenciou, também, que uma gestão pública muitas vezes não é democrática, pois seus gestores gerem o bem público de maneira privada. E essa situação só poderá ser diferente quando as pessoas passarem a exercer de fato os seus direitos e deveres, conforme estão na Constituição Federal Brasileira, de 1988 entre outras leis que regulamentam e regem a nossa sociedade.
Os educadores participaram da palestra de forma ativa e integrada, apresentado questionamentos e feedbacks quanto ao tema que estava sendo discutido.
Os encontros do módulo específico do Projeto Aprender a Transformar têm cativado cada vez mais os educadores, e com certeza renderá muitos bons frutos no decorrer de 2013, como comenta Karen Monike, integrante da equipe de coordenação do projeto.
Para a coordenadora do Projeto Lilia Coelho, a experiência de desenvolver o projeto Aprender a Transformar somente na Escola Estadual João Pinheiro, em 2013, tem sido uma grata surpresa, pois, percebe-se que cada vez mais os educadores somam experiências ao grupo inicial envolvido. “A equipe do projeto está crescendo e com ela, as ações e a oportunidade de desenvolver um trabalho significativo dentro da escola, junto aos alunos e até mesmo na comunidade do entorno”, comenta.
0 comentários:
Postar um comentário