Participaram deste momento as duas turmas do 03º ano do Ensino Médio, o coordenador do projeto na escola Alessandro Pinto Garcia, a coordenadora do projeto no Iades Tamires Barbosa e a voluntária do mesmo, Simone Cristina Nazareth.
Essa oficina é o primeiro contato direto do Iades com os alunos participantes da tecnologia social e tem o objetivo de contribuir para o inicio das atividades. Neste momento é apresentado o projeto bem como os seus objetivos, é também feito um diálogo sobre o que eles entendem pelos conceitos de pesquisa, história e bairro. Logo em seguida é realizada uma atividade prática, que tem como proposta que os pesquisadores pensem nos espaços que devem existir no bairro para atender as necessidades da comunidade. Esse exercício de reflexão dá margem para o questionamento do que realmente existe e da eficiência desses espaços.
Para Tamires, os alunos se mostraram empolgados com a proposta, “esse momento foi muito interessante, pois foi possível perceber que muitos deles já tinham algumas concepções e noção de como desenvolver a pesquisa, além disso, foi possível identificar que muito dos alunos não residem no Costa Telles I, que é o bairro que será pesquisado”.
Uma das particularidades dessa oficina é que dentre a turma pesquisadora, foi identificado um aluno que reside no bairro há mais de 10 anos, o mesmo relatou várias transformações ocorridas no local, o que enriqueceu bastante a ocasião.
Na última segunda-feira (06) a E. E. Bernardo Vasconcelos realizou a primeira Visita ao Arquivo Público, a próxima está agendada para o dia 13 de maio.
Dentre as oficinas que ainda serão realizadas no projeto, teremos a oficina intitulada “Desenho e fotografia: Um olhar sensível e revelador” e uma oficina com um escritor local.


8.5.13
Posted in: 
0 comentários:
Postar um comentário