quarta-feira, 24 de abril de 2013

Oficinas, cursos, história e cultura


 
O projeto Cultura e História do Meu Bairro está promovendo várias atividades como a oficina “Despertando para a pesquisa”, realizada nas próprias escolas participantes, com professores, alunos e equipe do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades).
De acordo com a coordenadora do projeto Tamires Barbosa, são realizadas breves discussões sobre os conceitos de pesquisa, história e bairro. “Esse momento é de instigar os alunos a pensarem o bairro. Através de fotografias e notícias antigas do bairro, é feito um exercício comparativo do que o bairro possui e do que deveria ter,  bem como das transformações ocorridas”, conta.
Além disso, aconteceram também esta semana atividades do módulo II do Curso de Formação para o Educador do Projeto Cultura e História do Meu Bairro, com a professora Nilce Vieira. O assunto abordado foi “Culturas populares em cena”, que abriu perspectivas sobre a importância da investigação. “Ela nos deixou um desejo de conhecer mais sobre o tema cultura popular”, diz a coordenadora.
No outro encontro, com o professor Ailton Souza Aragão, foram lançadas discussões sobre “Memórias da cidade: A experiência urbana sobre o olhar antropológico”. Tamires explica que por meio do conceito antropológico de cultura, o professor fez os participantes pensarem sobre a necessidade de alteridade e do estranhamento do espaço da cidade, que é o campo de pesquisa.
O Módulo II do Curso de Formação ainda tem mais dois encontros, um com a professora Amanda Gonçalves, com a palestra “Potencialidades do estudo geográfico do ‘lugar’ e articulações espaço-temporais”, na próxima terça (30).
Participam deste projeto, em 2013, quatro escolas: E.M. Professor José Macciotti, E. E. Bernardo Vasconcelos, E.E Leandro Antônio de Vito e E. E. Carmelita Carvalho Garcia.

 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário