sexta-feira, 12 de abril de 2013
Curso de Formação reúne professores do Biblioteca Itinerante
O Projeto Bilbioteca Itinerante Alternativa tem duas modalidades, uma para a Educação Infantil e outra para o Ensino Fundamental. Esta semana já aconteceu o 1º Encontro do Módulo Específico para o Ensino Fundamental I, com o tema "O que é a leitura e como se forma um leitor?".
A finalidade é de apresentar o projeto e motivar o professor participante a utilizar a leitura em sala de aula e fomentar a leitura literária.
Estiveram presentes as escolas E.E Fidélis Reis, E.M. Norma Sueli Borges, E.M.U. Frei Eugênio, Escola Dulce de Oliveira; as Arte Educadoras Ana Elisa Gonçalves e Rita De Blasiis, e as Coordenadoras do Projeto Danúzia Brandão e Lília Coelho e, ainda, a professora Ana Dionísio.
Num primeiro momento, a equipe do Ides, apresentou a metodologia, o cronograma, e as atividades (oficinas) que serão realizadas com as crianças e professores em cada escola, além de apresentar o conteúdo e acervo do projeto que beneficiará em 2013 aproximadamente 1000 crianças do Ensino Fundamental I de 6 escolas participantes. O acervo itinerante saíra da Biblioteca do Instituto Agronelli “Clarice Lispector” até dia 30 de Abril. São mais de 300 livros de literatura infantil disponibilizados para serem lidos e trabalhados de diferentes maneiras com crianças de 6 a 10 anos.
Já na segunda parte do encontro, a discussão ficou por conta da professora Ana Dionísio, que abordou o tema da Mediação literária, ressaltando a responsabilidade do professor como exemplo de leitor para fortalecer o resultado do fomento de leitura.
Danúzia Brandão, coordenadora pedagógica do projeto comentou: “Fizemos uma dinâmica interessante antes do início da palestra. A professora Ana deu uma venda para que tampássemos os olhos, depois pediu que tocássemos numa folha lisa e expressássemos a sensação de não podermos ver o que tocamos, após nos deu um texto em braile e pediu que tentássemos ler, obviamente não conseguimos, mas logo nos deu uma palavra em auto relevo em nossa língua materna e matamos de cara a charada. Ao pedir que retirássemos a venda nos explicou que a iniciação literária é assim para todos, principalmente para o leitor em formação daí a importância de sermos mediadores da leitura para os pequenos, para que possamos construir um país de leitores”.
Lilia Coelho explicou que foram abordados vários assuntos ligados à formação de leitores e as professoras participantes saíram cheias de entusiasmo, pois puderam perceber alguns detalhes importantes sobre a construção de um texto. Ana levou para exemplificar a música Monte Castelo do grupo musical Legião Urbana, cuja construção da letra é a junção de dois textos referente ao mesmo assunto, que de forma inteligente e sensível foi transformada em uma linda canção, hoje reconhecida e cantada por várias gerações. Porém, a junção perfeita desses textos só foi possível ser realizada porque os integrantes do grupo musical eram leitores.
As professoras comentaram sobre suas expectativas com o projeto: “Estou aqui para aprender e para multiplicar esse conhecimento com meus colegas, motivar meus colegas a trabalharem mais com a literatura. Adoro literatura e esse é o momento de incentivar o aluno a ler mais”, comentou a professora a Escola Municipal Urbana Frei Eugênio, Ana Valéria, que trabalhará com aproximadamente 300 alunos.
0 comentários:
Postar um comentário