O evento aconteceu no período matutino e contou com a presença de 10 educadores dos Cemeis: Diego José Ferreira Lima, Francisca Valias Wenceslau e da Escola Municipal Norma Sueli Borges, envolvidas no Projeto Biblioteca Itinerante Alternativa, além da equipe do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades).
O professor Carlos Francisco fez um breve levantamento do processo histórico dos contos de fadas: surgimento, importância para as crianças e também para os adultos, as variadas versões, e a presença dos arquétipos nesses contos de fadas. Os arquétipos foram apresentados no curso como uma definição oriunda da psicanálise e da psicoterapia e que permeiam não apenas os contos de fadas.
Ele também usou exemplos do dia-a-dia para facilitar o entendimento das educadoras quanto a aplicabilidade e a importância dos contos de fadas lidos em seus originais. “É uma forma de preparar essas crianças para a realidade encontrada no mundo, que não é feita apenas de vitórias, mas também de desafios”, diz Lilia Coelho, coordenadora do projeto. O Professor ainda ressaltou a importância da leitura desenvolvida com a criança em casa e em parceria com a escola.
O final da palestra aconteceu com a leitura de um conto de fadas para todos os educadores. “Foi um momento de relembrar a infância de cada participante do curso. Um ato simples de ler um conto de fadas, fez do final do curso um momento importante e emocionante, deixando a certeza do quanto ler para as crianças e também para os adultos é um ato transformador”, comenta Karen Monike, membro da equipe de Mobilização Social do Iades.


30.4.13
Posted in: 
0 comentários:
Postar um comentário