terça-feira, 23 de abril de 2013

Bibliotecando promove o Bibliotur

O projeto Bibliotecando: Re-lendo o mundo já está com várias atividades em andamento e durante a semana passada, alunos das escolas Municipais Santa Maria, Norma Sueli Borges e as Estaduais América, Leandro Antônio de Vito e Henrique Kruger visitaram a Bibliteca Municipal de Uberaba “Bernardo Guimarães”, sob o acompanhamento da proponente cultural do projeto Danúzia Brandão, do assistente do projeto  Whashington Siqueira e da guia do passeio Adriana Fonseca.Nesta etapa o projeto realiza a Visita à Biblioteca Pública de Uberaba, quando os alunos fazem um passeio para conhecer a biblioteca, o acervo e as possibilidades que existem neste espaço de cultura e leitura.
As professoras da Escola Estadual América levaram cerca de 70 alunos, que estudaram um pouco mais sobre os autores Jorge Amado e Clarice Lispector, os quais vão trabalhar durante o ano no Bibliotecando. Danúzia conta que alguns alunos não conheciam a biblioteca e ficaram intrigados com o tamanho dela.
Já a escola Escola Estadual Leandro de Vito participou do Bibliotur com 30 adolescentes, que ficaram surpreendidos com os espaço e com o conteúdo apresentado para o trabalho com a literatura.
“Os alunos da Escola Municipal Norma Sueli Borges puderam viajar de mãos dadas com Machado de Assis”, falou Danúzia. Os alunos que lerão a obra Memórias póstumas de Brás Cubas, foram conduzidos a uma viagem marcante na sala de multi-meios da Biblioteca Pública de Uberaba. A guia do tour pelos corredores da casa de livros, Adriana Fonseca, abordou a biografia e a obra que será trabalhada nesse ano e os adolescentes sentiram de perto Machado de Assis e riram com as piadas presentes no texto desse mestre da literatura nacional.
“Foi muito bacana ver a busca incansável para encontrar Machado nas prateleiras da Biblioteca. Via seus olhos atentos querendo essa descoberta, uma das alunas instigadas começou a ler a obra no espaço da Biblioteca, enquanto andávamos ela devorava as páginas atrás de respostas”, conta Danúzia.
Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Henrique Kruger , que trabalharão com a obra “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto, ficaram atentos a cada detalhe da visita. “É importante que os alunos saibam do acervo que se encontra disponível a eles, para que possam utilizá-los. É importante perceber que mesmo que não possamos comprar determinado título, ele está a nossa disposição em espaços como a Biblioteca Municipal, a Biblioteca do Instituto e na própria biblioteca escolar. Precisamos fazer com os adolescentes percebam isso.” Explica Whashington Siqueira, assistente do projeto Bibliotecando.
“O tema do livro que será trabalhado pela escola é polêmico, muitas adolescentes encarram a gravidez precoce como apenas um acontecimento e várias acreditam que isso está longe de acontecerem com elas, mas o que temos visto é diferente. Apresentar esse tema com o talento de Lima Barreto faz com que demonstremos e as coloquemos a par dessa abordagem de maneira sutil e eficaz. É importante ressaltar que o tema existe a quase cem anos e ainda é atual. Por isso o clássico tem  valor e é atemporal”, finaliza a coordenadora do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário