quinta-feira, 21 de março de 2013

Educadores em capacitação

Sucesso no primeiro Módulo do Curso Básico Integrado, realizado pelo Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), com a participação de cerca de 60 educadores, de instituições parceiras dos projetos do instituto, que ao final do curso receberão certificado de uma Instituição de Ensino Superior.
A palestra do professor Aroldo José dos Santos, teólogo e filósofo com ênfase em Ética e Epistemologia e especialista em Docência na Educação Superior, discutiu sobre “O desafio do aprender a ser na complexidade social da atualidade”, onde fez uma larga reflexão com o público sobre a essência do existir, a ética e a moral, diante dos desafios da vida.
Já a segunda palestrante da noite, a professora mestre em Direito, professora no curso de Direito da Uniube e coordenadora de especializações na área do Direito, Roberta Toledo, comentou sobre “A legitimidade das decisões na democracia brasileira constitucionalizada”, quando incentivou a discussão de temas como o exercício da cidadania e a aplicação do direito.
O professor Mauro César da Silva, representante da Escola Estadual Professor José Maciotti, é geógrafo e vai agregar o seu conhecimento ao projeto “Cultura e História do Meu Bairro”. Ele afirma que é necessário que o educador tenha a visão de mudar alguma coisa. “Nós professores não vamos mudar o mundo, mas podemos começar a mudar pessoas, que seja o professor, o colega ou o aluno”, diz.
A Escola Estadual Presidente João Pinheiro, que participou no ano passado do projeto “Criança Recicla Vida”, estará desenvolvendo desta vez o “Aprender a Transformar”. Para ela, a experiência foi ótima “devido a qualidade do projeto apresentado pelo Instituto, aos resultados com a intensa participação dos alunos, o que favoreceu no desempenho deles provas avaliativas”, conclui.
O próximo encontro será no dia 27 de março.

1 comentários:

Anônimo disse...

Foi muito bom,como sempre!!!Tanto as reflexões do Haroldo, quanto palavras da Roberta.Participo por prazer e indico sempre!

Postar um comentário