sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Instituto Agronelli abre editais para cinco projetos

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) publicou cinco editais de projetos direcionados à participação de instituições comunitárias, públicas e particulares de Uberaba. No site ou nas redes sociais do Iades é possível encontrar os editais completos dos projetos “Cultura e História do Meu Bairro”, “Criança Recicla Vida”, “Aprender a transformar”, “Bibliotecando: Re-lendo o mundo” e “Biblioteca Itinerante Alternativa”.

A técnica de projetos, Lilia Coelho alerta às instituições para algumas novidades nos editais. “É preciso ficar atento às exigências de cada um e preencher a ficha de inscrição corretamente, também disponível no site”, diz. Quem quiser fazer a inscrição on-line pode solicitar a ficha pelo e-mail informado em cada edital.

A novidade deste ano, de acordo com Lilia, é que cada projeto trabalhará com até cinco instituições, diferentemente de 2012, quando foram dez. A intenção é dobrar o número de crianças atendidas por instituição, para que tanto a participação quanto os resultados sejam efetivos. Serão trabalhadas em cada instituição duas turmas de até 40 alunos com dois instrutores para cada. Exceto o Projeto Aprender a Transformar, que atenderá uma instituição envolvendo todas as turmas do período inscrito. Os detalhes estão no edital.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro e na primeira semana de março já serão publicados os nomes das instituições selecionadas. A próxima etapa do projeto é o Curso de Formação para os Educadores, que tem como finalidade formar multiplicadores. Mariângela Camargos, coordenadora do Instituto Agronelli, afirma que os projetos disponibilizados pelo Iades têm como foco a educação para a cidadania, que contempla também o suporte para o aperfeiçoamento dos professores inscritos e selecionados. Os cursos são de extensão, certificados por qualificadas instituições de ensino superior.

As escolas e instituições parceiras destes projetos recebem todo o apoio para o desenvolvimento do trabalho junto aos alunos e a comunidade escolar, entre algumas atividades promovidas estão: visitas técnicas, oficinas práticas de temas abordados em cada projeto, além da metodologia aplicada que oportuniza trocas de experiências e aprendizados compartilhados, por meio da transversalidade e da interdisciplinaridade.  Os projetos são documentados em forma de publicações, vídeos e eventos de culminância.

Para visualizar dos editais, acesse: http://www.institutoagronelli.org.br/informativo.asp

0 comentários:

Postar um comentário