quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Escolas participam de oficina de libras

Parceira entre a Escola Para Surdos Dulce de Oliveira e o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) resultou em oficina de Libras, para os participantes do projeto Aprender a Transformar. Realizado entre os dias 16 e 19 de outubro, a iniciativa promoveu a integração entre os alunos das instituições. As oficinas, que tiveram acompanhamento dos professores de libras, aconteceram em quatro unidades de ensino: E.M. Olga de Oliveria, E.E. Leandro Antônio de Vito, E.E. Frei Leopoldo de Castelnuevo e E.E. Professor Chaves.

Confira os depoimentos

“Os alunos foram recebidos com expectativa, pois já havíamos conversado sobre a oficina e a importância do aprendizado. As atividades aconteceram com atenção e muito interesse. Tanto que, os alunos da outras salas queriam participar e levaram o caso à direção. Tudo foi contornado, pois as professoras da Escola Dulce de Oliveira prometeram que viriam à escola para realizar outras oficinas. Vimos olhares curiosos e atentos quanto à aprendizagem, apesar de ser um tempo pequeno diante do horizonte de informações. Mas consideramos uma atividade realizada com sucesso. A oficina atendeu as expectativas, porém deixou o desejo de quero mais. Pediram às professoras que retornassem e leram com atenção o material recebido. Enquanto educadora tive uma sensação de “Falta de algo” em meu currículo. Questionei-me: por que ainda não busquei aprender pelo menos o básico? E ainda, por que a Língua de Sinais não se apresenta ainda como obrigatória desde os anos iniciais?”  Ana Maria, professora na E.E. Leandro Antônio de Vito.

“Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para nossos alunos e espero que tenha sido para os demais participantes também. Projetos como estes não podem parar, sentimos que este é o caminho para a verdadeira inclusão da pessoa surda: disseminar a língua de sinais e conscientizar a população quanto as potencialidades desses indivíduos”, Vivian Zerbinatti, coordenadora pedagógica da Escola para Surdos Dulce de Oliveira.


Fotos

 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário