terça-feira, 27 de março de 2012

Instituto Agronelli finaliza participação na Semana da Água

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades) avalia a participação na Semana da Água como positivo. Entre os dias 19 e 23 de março, o estante montado pela Instituição, no Cine Teatro Vera Cruz, apresentou aos alunos e educadores a evolução do projeto “Criança Recicla Vida”, trabalhado nas escolas entre os anos de 2009 a 2011, e o clico da água. A ação contou também com a distribuição de materiais informativos, como folders e livros da Fundação Educar. O Instituto foi um dos dezessete parceiros que contribuíram com o evento.

A técnica em educação ambiental do Iades, Marizélia Gomes, afirma que as crianças foram receptivas, sendo que algumas identificaram o projeto que é já trabalhado nas unidades educacionais. Ela ressalta que a Semana da Água deve ser analisada de maneira mais ampla. “Não é apenas na economia do recurso, mas em sua totalidade, ou seja, na sua preservação. A semana foi muito produtiva e o teatro teve grande impacto entre as crianças”, disse Marizélia.

Segundo a coordenadora, 10 estagiários se revezaram nas atividades. Para ela, as crianças apresentam conhecimentos expressivos na questão ambiental. “Atualmente, elas estão preocupadas com a forma de preservação. Isso pode ser atribuído pelos projetos desenvolvidos nas escolas e também ao plano pedagógico”, ressalta a técnica. A voluntária do projeto e bióloga, Simony Monteiro dos Santos, observa que eventos como este são importantes para o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Ela explica que as orientações possibilitam no uso adequado da água. “As crianças são o público mais importante, já que estão em formação. Elas recebem melhor o conceito e a importância do uso consciente do recurso hídrico. Os alunos apresentaram grande interação. Além disso, eles foram muito curiosos e atentos às explicações”, comenta Simony.

Segundo o Codau (Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba), 10 mil alunos de escolas públicas e privadas de Uberaba e cidades vizinhas participaram do projeto de educação ambiental, que buscou levar experiências positivas destinadas para a preservação da natureza.